Receita, cuidados e atenção na produção, conservação e comercialização da Salada de Pote
Hoje em dia é moda levar as refeições diárias para o trabalho, em sacolas térmicas, combinando potes, copo de suco e alguns petiscos para beliscar. A comida saudável é uma das formas de alcançar ou preservar a tão almejada qualidade de vida.
A salada de pote é uma ótima opção para quem quer ou precisa incluir no seu dia uma refeição saudável, barata e completa.
Sua venda tem como público-alvo, os trabalhadores, os que não têm tempo, os que não sabem cozinhar ou os que simplesmente não querem ter trabalho, mas principalmente todos os que buscam uma alimentação saudável.
Informações básicas
Informações básicas
- Potes:
De vidro são mais higiênicos e preservam a salada fresca por mais tempo. Podem ser comprados no atacado, portanto adquira uma boa quantidade deles. Em torno de 100 a 150, pra começar.
- Higienização:
Importante esterilizar os potes antes de utilizar, para eliminar qualquer tipo de contaminação nos alimentos. Temos aqui no blog um post sobre esterilização de potes de vidro.
- Embalagem:
Passe uma fita, um fio de cordão cru, ou um fio de palha em torno do pote, já pronto, e dê um laço. Prenda nesse fio (ou fita) um garfinho. Se tiver, coloque também a sua etiqueta com seus contatos.
- Transporte:
Em embalagens térmicas, como uma boa sacola térmica ou caixa térmica com gelo em gel.
- Tempo de duração:
Conservá-la em refrigeração sempre. No pote de vidro a salada contendo proteína (carne, atum) dura até 2 dias, e as sem proteínas duram até 5 dias.
- Preço:
De R$ 12,90 à R$ 15,90, mas esse valor pode variar de acordo com a região, por isso é importante fazer uma pesquisa na sua região para verificar a média de preço local, antes de dar o seu preço. Dar desconto na segunda compra para os clientes que retornarem os potes (pote é retornável) ajuda a segurar o clientes.
- Alimentos:
Utilize alimentos frescos, variando legumes e verduras, podendo utilizar frutas também, deixando o pote bem colorido. Higienize muito bem os seus alimentos, dando uma atenção maior às folhas, secando-as bem.
Temos aqui no blog um post sobre higienização de alimentos
- Quantidade:
Não encha o pode até em cima, deixe um espaço antes da tampa para que a pessoa que preferir comer direto nele, ao invés de virar a salada num prato, possa enfiar o garfo até o fundo para misturar o tempero aos outros alimentos, sem que este transborde.
- Tempero
A salada feita sem o tempero dentro do pote tem durabilidade com maior qualidade. Nesse caso você pode optar por enviar o tempero em um pequeno saco plástico, junto com a salada.
Receita
Quando o molho vai dentro do pote junto com a salada, ele é colocado primeiro. Preparado com suco de limão, azeite, uma pitada de sal, pimenta-do-reino.
1º camada (após o molho) = beterraba, cenoura, rabanete, pimentão ou ramo de brócolis.
2º camada= com proteína (recheio); frango desfiado, atum. Se não, use vegetais ou frutas que podem soltar água; tomate, pepino, abacate, cogumelos
3º camada= Vegetais, sementes ou grãos; os mais duros e impermeáveis, para não molhar as folhas da etapa seguinte; grão de feijão, grão de bico, ovo cozido, milho, ervilha
4º camada = Folhas variadas; alface, agrião, espinafre
Opcional: Finalizar com croûton integral (pequenos pedaços de pão, assado com azeite), ou com semente de linhaça...
Há várias receitas com variações na internet, livros ou até mesmo em cursos que vão ajudar a fazer potes variados e deliciosos para vender.
Como fazemos sempre, segue a sugestão de um curso completo com receitas, dicas e informações para você montar o seu negócio de Salada no Pote:



Comentários
Enviar um comentário
Deixe aqui o seu comentário